RC Advocacia

Pensão de alimentos ?

A fixação da Pensão de alimentos no judiciário tem grande importência, pois trata de questões fundamentais para a proteção dos direitos de criança, adolescente, e também de ex-cônjuge ou ex-companheiros sem situação de separação.A fixação judicial, livra as partes de muitos transtornos na ora de cumprirem suas responsabilidades e obrigações.

O que é pensão de Pensão de Alimentos?

Entenda o conceito e a Importância

A Pensão de alimentos é o valor que a pessoa paga, geralmente após um divórcio ou separação, para ajudar a cobrir as necessidades básicas de seus filhos ou dependentes. Isso inclui despesas com alimnetação, saúde, educação, vestuário e outros asprctos essenciais para o bem-estar do benefiociário. A pensão visa garantir, mesmo após a saparação, o padrão de vida da criança ou do familiar não seja prejudicado. A fixação em juízo, acaba com diversos transtornos e discusões entre as partes envolvidas e familiares, sobre a valor que se deve pagar, pois toda mudança deve ser autorizada pelo juiz .

Quem tem direito a Pensão de Alimentos ?

Conheça os Benefícios e os Direitos Garantido por lei

Embora muitas pessoas pensem que a pensão de alimentos é destinada apenas a filhos menores de idade, ela pode se estender a filhos maiores de idade(que ainda estão em educação ou dependem de alguém para seu sutento), conjuges(em casos específicos), pais idosos e até irmãos con deficiência.

Como é calculado o valor da Pensão ?

Conheça requisitos para a fixação da Pensão

O valor da Pensão de alimentos é proporcional à necessidade de quem recebe e à possibilidade de quem paga. O juiz leva em conbsideração a renda do pagador, as despesas do beneficiáriose o pádrão de vida da família. Não existe um valor fixo, sendo cada caso analisando individualmente.


- Necessidade do beneficiário(alimentação, educação, saúde)
- Capacidade financeira de quem paga.
- Proprocionalidade e justiça no valor estabelecido.

Revisão da Pensão de Alimentos?

É possível?

Sim, sempre que houver mudanças nas condições financeiras de quem paga ou/e de quem precebe a pensão de alimentos. Mudanças como aumento ou diminuição de renda ou novas necessidade dos filhos podem justificar a revisão do valor.


- Mudança nas necessidades de quem recebe a Pensão de Alimentos.
- Mudança nas condições de quem paga a Pensão de Alimentos.

O que fazer quando a Pensão está em atraso?

A pensão está em atraso, e agora?

O não pagamento da pensão pode resultar em consequências sérias para o devedor. A pessoa beneficada pode solicitar uma Ação de Execução de Alimentos, que pode levar a bloqueios de contas bancárias, penhora de bens, protesto em cartório, desconto em folha de pagamento e até prisão civil de 30(trinta) até 90(noventa) dias.


- Mudança nas necessidades de quem recebe a Pensão de Alimentos.
- Mudança nas condições de quem paga a Pensão de Alimentos.